Estratégia de sorteio no Instagram funciona, mesmo ?

Dar presentes no Instagram é uma opção tentadora para muitas marcas e influenciadores digitais. Embora seja uma ação muito popular na web, os desenhos não são uma boa opção. Você sabe porquê? Os seguidores obtidos são temporários e as métricas de perfil ficam confusas porque as pessoas não estão interessadas na empresa, mas no produto ou serviço que está sendo desenvolvido.

Os brindes, sorteios e promoções são uma estratégia muito popular para construir rapidamente o conhecimento da marca. Mas vale a pena dar presentes no Instagram?

Na verdade: os brindes do Instagram podem garantir uma enorme base de fãs para perfis. No entanto, é importante estar ciente das armadilhas dessa prática que podem prejudicar as métricas de seu perfil no futuro.

Vamos lá?

Como funcionam os sorteios?

Basicamente, os brindes do Instagram funcionam como promoções que são válidas por um determinado período de tempo e são utilizadas para gerar buzz sobre um produto ou serviço ou sobre a própria marca.

Você se lembra de cupons e sorteios? Os brindes do Instagram são semelhantes a essas práticas tradicionais.

A diferença é que para participar de concursos nas redes sociais, o participante costuma seguir a página, como a publicação, e comentar a imagem marcando um amigo. No entanto, as regras variam de desenho para desenho.

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Por que os sorteios são uma opção tentadora?

Se você é um usuário ativo do Instagram, provavelmente ganhou alguns brindes, ou até milhares de brindes.

Quer sejam pequenas empresas ou marcas já consolidadas no mercado, as promoções e concursos são alternativas para divulgar um produto aos utilizadores do Instagram, alcançando novas pessoas e aumentando o número de seguidores.

Portanto, se você está procurando atrair novos clientes em potencial, os brindes do Instagram podem ser uma opção tentadora para o seu negócio. Os brindes do Instagram são muito comuns porque prometem alguns benefícios, mas quais são esses benefícios?

Abaixo, você pode ler sobre 3 expectativas que os gestores têm desta ação:

1) Mais seguidores

Esta é uma das regras clássicas de participação em concursos online. O ganho massivo de seguidores é uma realidade com perfis que optam por esta ação.

2) Mais participação

Concursos no Instagram dão a impressão de que a participação dos usuários está aumentando. Isso permite que o algoritmo da plataforma reconheça que suas postagens são relevantes.

3) Mais vendas

Muitas marcas acreditam que aumentar os seguidores e o engajamento no perfil aumentará as vendas deles.

Por que não achamos que os brindes do Instagram são uma boa opção? Os brindes do Instagram parecem uma alternativa tentadora e benéfica ao crescimento online, mas na maioria dos casos eles fazem mais mal do que bem.

Geralmente, existem dois cenários típicos em relação aos brindes do Instagram:

  1. Brindes genéricos; e
  2. Presentes específicos da empresa.

Por um lado, apenas o segundo cenário é benéfico para a marca, pois atrai o público-alvo.

Por outro lado, a primeira opção não é dirigida a você, mas a um público em geral interessado em conseguir algo de graça.

No início, tudo funciona bem e de acordo com o planejado, seja o cenário genérico ou específico:

  •         O número de seguidores cresce significativamente.
  •         Aumentar a participação (posts com mais curtidas e mais comentários).
  •         Você sente que está alcançando seu objetivo.

Porém, após o empate, você se encontra em um beco sem saída:

  •         O comprometimento cai.
  •         As impressões estão ficando menores.
  •         As pessoas param de te seguir.

Na sequência, entenda os 3 resultados reais da prática de desenho no Instagram:

1) Você obtém seguidores temporários

Você atrai seguidores temporários e fantasmas.

Você provavelmente já viu uma oferta de iPhone no Instagram. Afinal, esse prêmio é o mais comum na plataforma. Os prêmios como o iPhone podem atrair muitas pessoas ao seu perfil, mas elas não estão interessadas no seu conteúdo.

Você pode ter certeza que essas pessoas não seguirão mais o seu perfil após esta competição ou permanecerão com você como seguidores fantasmas.

Os seguidores fantasmas corrompem as métricas da conta e agem apenas como métricas personalizadas.

2) Seu compromisso não aumenta;

Quando você faz um sorteio no Instagram, peça às pessoas que se envolvam com suas postagens porque as principais regras do sorteio são curtir, comentar e compartilhar.

No entanto, as pessoas fazem isso porque, de outra forma, não poderiam competir em preço.

Quando você finalmente sorteia o vencedor, o vencedor deixará de interagir com suas postagens e responderá às mensagens independentemente da qualidade do conteúdo. Imagina o resto dos participantes do sorteio ?!

O motivo dessa mudança repentina é que essas pessoas não são o seu público-alvo. Em outras palavras, eles não estão interessados ​​em sua marca ou conteúdo.

Com isso, sua participação cai, o Instagram entende que seu conteúdo não merece ser mostrado a outras pessoas, e seu perfil pode ser punido com suspensão de conta.

Como resultado, menos pessoas veem suas postagens e suas métricas caem.

3) Seguidores conquistados não estão interessados ​​em seu produto ou serviço

Quando você estiver dando um produto de interesse geral, certifique-se de uma coisa: as pessoas não estão interessadas em sua marca ou em seus produtos ou serviços.

Com isso, você não consegue atingir seus objetivos e ter um aumento nas vendas, pois os novos seguidores não se aproximam do seu público-alvo.

Como resultado, as pessoas não seguem sua marca em massa. Ou seja, você volta a apostar 0 e não aumenta suas vendas.

 

Por fim, para compreender melhor sobre o funcionamento das redes sociais, indicamos que você faça  Cursos Online sobre o assunto.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

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