Descubra o que é o modelo AIDA no Marketing Digital

Em algum momento, certamente você já deve ter ouvido falar da sigla AIDA, que trata-se de uma metodologia de marketing digital que simplifica os estágios de comportamento apresentados pelos consumidores.

Ela foi criada pelo americano E. St. Elmo Lewis, que iniciou seus trabalhos em Publicidade e Propaganda ainda no século XVIII.

A intenção é mostrar que, para conduzir o consumidor até a compra, é necessário atrair sua atenção, manter o interesse e criar o desejo de consumo. Só assim ele vai tomar uma decisão.

O mercado está cada vez mais concorrido, pois existem milhares de empresas que vendem o mesmo produto ou serviço. Juntamente com toda a bagatela de informação trazida pela internet, o consumidor moderno tem total poder de decisão de compra.

Ele já não se convence mais apenas com uma propaganda na TV ou preço baixo, é necessário ir mais além. Em vista disso, as empresas investem em diferentes soluções e estratégias, como no caso das campanhas de marketing.

Contudo, para que elas se fortaleçam e tragam bons resultados, é essencial usar a metodologia AIDA, e é justamente sobre esse tema que vamos tratar aqui.

Você vai entender o seu conceito, como funciona e quais são as vantagens que traz para as empresas. Confira!

O que é metodologia AIDA?

Como falamos anteriormente, o AIDA é uma metodologia que mostra como guiar o consumidor até a compra, e ela faz isso por meio de quatro pilares principais:

  • Attention (ou atenção);
  • Interest (ou interesse);
  • Desire (ou desejo);
  • Action (ou ação).

Antigamente, ela costumava ser aplicada durante a elaboração de anúncios impressos, de modo a organizar os elementos visuais que precisavam ter para trabalhar todos os pilares.

Assim sendo, um hotem para cachorros, por exemplo, precisava criar um anúncio com imagem atrativa, um bom subtítulo, mensagem educativa, além de fazer com que o consumidor procurasse o produto.

No entanto, tudo isso acontecia antes da internet e, obviamente, antes do marketing digital. De qualquer forma, a metodologia já entendia a importância de respeitar os princípios básicos para convencer os consumidores.

Como funciona essa técnica?

O marketing evoluiu gradativamente, o que possibilitou que o AIDA fosse utilizado em outras estratégias para divulgar as marcas e suas soluções, como no caso dos comerciais de TV e dos conteúdos criados para a web.

Só que além de conhecer as etapas pelas quais o consumidor passa, a empresa também precisa saber quem é ele, como estilo de vida, idade, motivações, cultura, entre outros fatores que influenciam o comportamento de uma pessoa.

Sendo esta uma metodologia aplicada no marketing, da mesma maneira é importante conhecer a persona. 

Com isso em vista, fica mais fácil se aprofundar nos princípios do AIDA:

1 – Atenção

Para atrair a atenção da persona, um fabricante de portão basculante alumínio deve usar diferentes tipos de linguagem.

Também é essencial levar em conta a localização, portanto, a marca deve estar onde a persona está. Outro ponto é o momento, determinando quando e com qual frequência estar neste local.

Por fim, a companhia deve se atentar ao fator de choque, que nada mais é do que investir em ações que causem impacto ao interlocutor.

2 – Interesse

Depois que a marca atrai a atenção do consumidor, é preciso fazer com que ele continue ouvindo o que ela tem a dizer, e a melhor maneira de promover isso é sendo relevante para o público-alvo.

A mensagem deve ser interpretada como uma oportunidade para solucionar um problema. Contudo, a organização deve saber do que a persona precisa e focar em suas necessidades e problemas.

Utilize dados e outros argumentos para persuadir, informar, engajar e educar a audiência, assim, as pessoas vão se interessar pelo assunto.

3 – Desejo

Depois de despertar o interesse do público, chegou a etapa de fazer com que as pessoas desejem o produto ou serviço. Este é o momento de mostrar todas as qualidades do negócio.

Ou seja, o consumidor só vai colocar o produto no carrinho de supermercado se a marca provar que entende do assunto e que sua mercadoria traz grandes vantagens.

Entretanto, a empresa deve se conscientizar de que a quantidade de pessoas que chegam a essa etapa é menor do que nas etapas anteriores. Nesse sentido, é possível associar a AIDA ao funil de vendas.

O que vale é não perder a conexão com aqueles que avançarem no funil, entregando mais valor e fortalecendo o relacionamento entre eles e a organização. Por isso, exponha os benefícios e qualidades, avaliações de compradores, e assim por diante.

4 – Ação

O cliente deseja comprar o produto ou serviço, sendo assim, é crucial facilitar o caminho para que ele realize uma ação, que nem sempre é a compra.

Ele pode, por exemplo, acessar o site da marca, assistir a um vídeo ou se inscrever em um webinário. Para não perder o potencial cliente, deixe claro que ele pode realizar essas ações sem nenhum compromisso.

Vantagens do AIDA para os negócios

Ao aplicar essa metodologia, é crucial que um fabricante de ar condicionado pequeno ou qualquer outra empresa entenda suas próprias necessidades e veja se há compatibilidade entre elas e o AIDA.

Feito isso, a companhia pode colher diversos benefícios em sua aplicação, algo fundamental no processo de crescimento do negócio.

Dentre as principais vantagens está a considerável melhora na produção de conteúdo, que é fundamental para conquistar um novo cliente.

A relação de compra e venda mudou muito porque a internet democratizou o acesso à informação. Com consumidores mais bem informados, as exigências são maiores e as marcas precisam fazer muito mais do que uma propaganda na TV ou anúncio.

O cliente pesquisa tudo antes de comprar, compara preços, confere a reputação das empresas, aprende mais sobre as funcionalidades do produto, analisa a opinião de terceiros e considera até mesmo o desempenho do site da marca.

Tudo isso é assunto para uma empresa de climatização de ambientes comerciais abordar em seus conteúdos e assim começar todo o processo de atração, interesse, desejo e ação.

Aliás, esses materiais são consumidos no site ou blog da companhia, e a metodologia também traz como vantagem a melhora no design das páginas.

Elas são pensadas de modo a despertar a atenção do público e reúnem todas as características necessárias para que sejam encontradas por essas pessoas.

Isto é, se hoje o consumidor tem o hábito de pesquisar tudo na internet, seu site precisa estar entre os primeiros resultados. É assim que os conteúdos serão vistos e a empresa tem a chance de despertar o interesse das pessoas.

Uma página bem elaborada, que entregue conteúdo de qualidade, possui design responsivo e que carrega rapidamente, é crucial para fazer o negócio crescer e valorizar os esforços em marketing digital.

Considere que o foco de uma empresa de arquitetura e reforma, ao aplicar a metodologia AIDA, é se comunicar bem com seu público-alvo. É justamente por essa razão que ela também traz como vantagem uma melhora considerável no processo comunicacional.

A marca passa a utilizar uma linguagem mais adequada e compatível com sua audiência, e seus conteúdos são criados em formatos mais agradáveis para essas pessoas.

Por exemplo, se o público-alvo de uma empresa gosta de conteúdos em vídeo, não faz sentido focar todos os esforços em conteúdos textuais.

Independentemente do formato do material, ele também vai contar com todos os elementos necessários, e é exatamente isso que vai atrair a atenção do consumidor.

Além disso, ele também vai mostrar tudo sobre o produto ou serviço, despertando o interesse e o desejo de compra.

Com o passar do tempo, uma empresa de limpeza a vapor automotiva vai sentir uma melhora considerável no modo como é vista em seu mercado.

Isso acontece porque ela prova que está disposta e preparada para atender às necessidades de seus clientes, conquista a confiança deles e se posiciona como referência em seu segmento.

Com isso em vista, fica fácil entender por que essa metodologia melhora os resultados, não apenas em vendas, mas também em muitos outros sentidos.

Por exemplo, a companhia trabalha toda uma estrutura comunicacional que, além de atrair novos clientes, fideliza aqueles que ela já tem.

Para qualquer empresa, como uma de conserto de máquina de lavar brastemp, fidelizar clientes é essencial para garantir um bom faturamento e torná-lo mais previsível.

Nesse sentido, aplicar a metodologia AIDA às estratégias de marketing digital do negócio é necessário para superar a concorrência acirrada na web e fazer com que mais consumidores conheçam o negócio.

Considerações finais

Se tem algo muito difícil atualmente é atrair a atenção das pessoas, visto que a internet bombardeia os usuários com muitas informações o tempo todo.

Enquanto seu negócio fala com ele, existem outras do mesmo segmento fazendo a mesma coisa, e vence quem utiliza a melhor estratégia. É justamente aqui que entra a metodologia AIDA.

Por isso, conhecê-la um pouco mais é uma necessidade para qualquer marca que queira alcançar bons resultados e retornos rápidos. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.