Pensando em comprar Scooter Elétrica? 7 Dicas que você deve saber

Você está pensando em comprar scooter elétrica? Aqui estão as respostas para as principais perguntas mais frequentes para quem pensa em se presentear com um pequeno e ágil veículo de duas rodas. 

Comprar uma moto scooter, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, possui diversas vantagens, bem como: economia com gastos em combustível, mobilidade segura, veículo recarregável, praticidade, pneus etc. No entanto, antes de realizar a compra é preciso ter em mente alguns critérios a serem avaliados para selecionar o melhor modelo. 

andando de scooter elétrica

Scooter elétrica: O que é preciso saber antes da compra?

A seguir, confira os principais fatores ser considerados para realizar uma compra segura e adquirir a melhor scooter elétrica:

1 – Quantos KM a Scooter elétrica percorre com uma carga de bateria?

Em média, a autonomia dos modelos à venda hoje é entre 70 e 100 km. Cerca de metade do que percorre uma scooter com motor a gasolina. Uma autonomia que permite o uso diário sem a ansiedade de estar esvaziar o “tanque”.

Vários modelos alcançam essa autonomia através do uso de duas baterias, mas o motor também pode funcionar usando apenas uma. Neste caso, a autonomia é geralmente em torno de 40 km. Uma distância ainda na média dos movimentos diários da maioria. Mas isso força você a recarregar todas as noites para poder utilizá-lo na manhã seguinte.

2 – Como recarregar?

Esta é talvez a característica mais interessante das scooters. Ao contrário dos carros elétricos, que precisam de uma estação de recarga (doméstica ou em áreas públicas), os scooters estão adotando a bateria removível como padrão. 

Isso significa que o veículo pode ser estacionado em qualquer baia para motos e ciclomotores, a bateria pode ser retirada e levada para casa ou escritório. E aqui conectado a um carregador de bateria, semelhante ao de um laptop.

3 – Quanto tempo a scooter elétrica demora a carregar?

Em média, o tempo de carregamento de uma bateria de e-scooter é de cerca de 3 a 3,5 horas.  A duração do abastecimento varia de acordo com a capacidade das baterias e a potência do carregador (seja portátil ou no veículo). As baterias de lítio modernas não precisam estar sempre totalmente descarregadas.

4 – A bateria ocupa espaço a bordo?

O sucesso das scooters, em comparação com os ciclomotores de pequena cilindrada, foi dado pela conformação de berço do quadro. Configuração que deixou espaço – entre as pernas do ciclista – para uma prática plataforma plana onde colocar uma bolsa, mochila ou sacola de compras. 

As scooters, graças à tecnologia das baterias de lítio (pequenas, leves e espaçosas), mantiveram essa prerrogativa. As baterias estão alojadas sob o estribo ou dentro do compartimento sob o selim. Neste último caso, ao chegar ao seu destino, pegue a bateria e coloque o capacete confortavelmente em seu lugar. A possibilidade de equipar o veículo com malas ou porta-bagagens também permanece intacta, sem sacrificar os dois postos de homologação.

5 – Qual é a velocidade máxima da scooter elétrica?

Depende, principalmente, do tipo de aprovação. Veículos homologados como ciclomotores (placa branca com seis caracteres alfanuméricos) podem fazer no máximo 45 km/h, conforme o código da estrada. Veículos homologados como motocicletas (placa de duas letras + cinco números) atingem velocidades mais altas (80/100 km/h).

6 – A scooter elétrica custa muito mais do que a tradicional?

Deve ser feita uma distinção entre o custo inicial e o custo de utilização. Se pensar numa scooter elétrica, saiba que o custo inicial é atualmente superior ao de uma tradicional. Mas, quando se trata da economia com gastos de combustível em longo prazo, esse veículo é mais vantajoso. 

7 – Melhor comprar scooter elétrica pela internet ou na concessionária?

São veículos reais, que devem ser registrados e devem ter todas as credenciais para circular na via. A resposta, portanto, é quase óbvia: na concessionária. Mas devemos nos perguntar a razão dessa pergunta. 

Os fabricantes mais estabelecidos ainda oferecem muito pouca escolha de modelos elétricos. Em vez disso, existem muitos novos fabricantes que se lançaram neste setor, muitos do Extremo Oriente. Acontece então encontrar importadores que vendem pela internet. 

Nada pessoal, mas antes de prosseguir com a compra seria sempre aconselhável testá-lo na estrada. Se você pensa em comprar uma scooter elétrica, definitivamente recomendamos a loja física.

Share your love