Como usar o marketing de conteúdo para atrair clientes!

Dentre tantas estratégias utilizadas por empresas voltadas para o mercado online, o marketing de conteúdo se apresenta como uma das principais, pelas mais diversas razões.

Existe uma importância em produzir conteúdos relevantes e com temas variados, sempre dentro do escopo do que se trata a marca, os produtos ou os serviços oferecidos para o mercado consumidor.

Entretanto, faz parte da estratégia de marketing de conteúdo uma distribuição adequada, para alcançar um público-alvo que demonstre interesse pelo que está sendo apresentado. 

Dentro de um planejamento estratégico de um escritório de contabilidade na zona sul de sp que contempla esse tipo de material, por exemplo, é preciso ponderar entre quantidade e qualidade, com uma distribuição robusta e acessível para todos os públicos. 

Marketing de conteúdo certo na hora certa

Uma maneira de aplicar os materiais com conteúdo de atração ocorre  dentro de uma estratégia de inbound marketing, seguindo as etapas conhecidas:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Venda;
  • Manutenção.

Para que tenha sentido quando alcança o público-alvo, a distribuição dos conteúdos deve estar centrada em ideias específicas, com tópicos diferenciados para cada etapa.

Pode ser sobre os produtos oferecidos, como um home theater 7.1, direcionado pessoas na construção de suas casas, além dos responsáveis pelas compras de materiais da obra e serviços.

O compartilhamento de conteúdos pode ser apresentado por meio de textos, artigos, vídeos ou podcasts e, dessa forma, construir um relacionamento com o lead. 

Aqui vale destacar a forma como os consumidores são identificados dentro de uma estratégia de inbound marketing. 

Na prática, o lead é aquela pessoa que possui um problema e procura uma solução, e quando encontra, passa pelas etapas apresentadas, até se tornar um cliente fidelizado. 

De qualquer maneira, os leads enxergam no marketing de conteúdo as soluções que podem ser fundamentais para o que busca. 

Pode ser o preço de um equipamento, as funcionalidades de um aparelho eletrônico, ou mesmo a aplicação de um ingrediente em uma receita caseira. 

A jornada de compra no funil de vendas

A partir do momento que um lead abarca em uma pesquisa, ele passa a fazer parte do funil de vendas, que pode ser dividido em três partes distintas: topo, meio e afunilamento final. 

No topo do funil os leads procuram por informações e fazem as pesquisas online, e encontram, muitas vezes, em forma de marketing de conteúdo, postagens que passam confiança.

Isso demonstra que o site apresentado é uma autoridade sobre o assunto e traz mais confiança e embasamento para uma tomada de decisão futura.

A partir da atração o lead passa para a conversão, no meio do funil, em que os leads podem aprender ainda mais, e fazer análises sobre os problemas que persistem. 

Nesse ponto a estratégia de marketing de conteúdo deve funcionar de forma significativa, e os canais utilizados podem ser apresentados em forma de:

  • Blog corporativo;
  • E-mail marketing;
  • Redes sociais;
  • Site empresarial.

Em cada um desses pontos é preciso manter um conteúdo coerente, atrativo, e que possa levar o lead à próxima etapa, o afunilamento. 

Na parte inferior do funil, os leads estão qualificados para uma tomada de decisão. Nessa etapa é possível aplicar um marketing de conteúdo propício para vendas, como o CTA (Call To Action) e disponibilizar link building para direcionamento à loja virtual ou e-commerce.

Dessa forma, cria-se um estado de urgência e quebra-se a barreira quanto a dúvidas. Ainda assim, a equipe de vendas deve acompanhar até o final, para prestar qualquer esclarecimento que seja necessário.

Modelos de distribuição do marketing de conteúdo

Para colocar a estratégia do marketing de conteúdo em prática é preciso identificar os canais de distribuição que atendem a requisitos básicos. 

A formalização de parcerias comerciais, por exemplo, permite a implementação de link building, ou seja, conteúdo com link direcionado a determinados pontos de um site ou uma loja virtual. 

Há também o que se pode tratar como guest post, uma postagem em outros sites ou blogs, produzindo um conteúdo que ajuda na visibilidade, além de aumentar o alcance tratando com um público diferenciado. 

O publieditorial é um conteúdo com finalidade de informar, porém pago, que pode ser encontrado em portais de notícias e com matérias jornalísticas que também podem direcionar para um site corporativo ou um e-commerce.

Esses modelos de distribuição ajudam a colocar em prática o SEO (Search Engine Optimization), em que palavras-chave são detectadas por plataformas de busca, melhorando o ranqueamento de forma orgânica quando o usuário faz qualquer tipo de pesquisa. 

Além disso, de acordo com a relevância, é possível se tornar uma autoridade no assunto, como debater sobre o removedor de tinta automotiva valor, ajudando no aumento de tráfego de visitante em páginas específicas, em blogs relevantes e redes sociais. 

Ferramentas de distribuição estão disponíveis

É possível fazer uma programação mensal de postagens, compartilhando o marketing de conteúdo em diferentes redes sociais. 

O planejamento pode seguir um calendário específico, para garantir a atração de leads a todo instante, conforme o público-alvo a ser conquistado.

As mensagens publicadas podem ser adaptadas para cada rede social, ou manter uma dinâmica entre duas ou mais plataformas, garantindo uma performance totalmente em sintonia com a proposta da campanha publicitária voltada para a empresa que faz subestação de energia.

Dessa forma, é preciso compartilhar o conteúdo demonstrando a motivação pela publicação, contando com um incentivo até mesmo de compartilhamento nas redes sociais dos clientes fidelizados. 

Nesse ponto, vale a pena reforçar a postagem com elementos que são muito úteis para a mensuração, como:

  • Hashtags;
  • Imagens e fotos;
  • Links;
  • Vídeos.

As redes sociais permitem a construção de uma comunidade exclusiva, denominadas páginas comerciais, podendo ser desde uma clínica médica que faz consultas estéticas ou peeling rose de mer para estrias.

Independentemente do caso, o importante é manter o foco na distribuição de postagens orgânicas.

De acordo com o resultado apresentado, é possível dar um passo importante, que é o investimento em anúncios pagos, que as próprias redes sociais disponibilizam, com toda a facilidade e eficiência proposta pela tecnologia vigente. 

E-mail no processo de divulgação em massa

Uma ferramenta poderosa que permite a aplicação do marketing de conteúdo é o e-mail. 

Uma das primeiras formas de comunicação eletrônica, o email já está entranhado no consciente coletivo como uma forma de receber os mais diversos tipos de materiais e confere confiança, visto que o contato foi fornecido à marca.

Entretanto, é preciso ter um equilíbrio em relação ao número de envio de e-mail, para não cair direto na caixa de spam ou ter a solicitação do destinatário para a remoção do mailing. 

Há dois modelos de e-mail marketing que podem ser utilizados, sendo eles:

  1. Boletim informativo

A frequência de envio do boletim informativo, ou newsletter, pode ser semanal, quinzenal ou mensal. 

O conteúdo deve apresentar informações relevantes, como a função do valor do laudo de transferência praticado no setor de compra de veículos.

Dessa forma eles têm a função de  estreitar o relacionamento entre a marca e o consumidor. 

  1. Campanha gota a gota

A lista de leads qualificados para se tornar um potencial cliente deve ser aproveitada para o envio de e-mails com conteúdos relevantes, que também podem contar com CTA e link building ao longo do texto ou ao final de um vídeo. 

CRM ajuda na distribuição adequada de material

Para ter um planejamento adequado, é preciso ter à disposição uma tecnologia que seja eficaz e sirva como suporte tanto para a equipe de marketing quanto a de vendas. 

Há diversas empresas que desenvolvem um software personalizado para a realidade de cada empreendimento comercial, ou mesmo uma grande corporação industrial, qualquer que seja o segmento atendido. 

Muitos utilizam o CRM (Customer Relationship Management), um programa de gerenciamento de relações com o consumidor como auxílio no sistema saponificante para coifas, que pode variar conforme a personalização.

Essa é uma maneira de automatizar as publicações nas redes sociais, ou então no envio de e-mails dentro do agendamento proposto.

A ideia principal, sempre, é manter a distribuição de conteúdo contando com parcerias comerciais e estratégias, especialistas, influenciadores digitais, entre outros, contínua e com qualidade.

No fim, cada um se beneficia de alguma forma, e todos saem ganhando, seja pelo posicionamento da marca, na promoção adquirida e na formação da autoridade, de fato. 

Conclusão

É importante, enfim, que todos os objetivos propostos desde o início da campanha de marketing estejam alinhados com o andamento do processo de divulgação e distribuição dos conteúdos.

As ferramentas utilizadas devem ser exploradas ao máximo, com a definição de metas muito específicas, que possam ser mensuráveis, com possibilidade de alcance real. 

Todos os passos a partir da geração de leads e transformação em um cliente fidelizado devem ser acompanhados durante a jornada de compra. 

A partir do reconhecimento sobre a solução apresentada, como o valor do sistema de filtração a vácuo, a marca deve garantir uma presença sólida e sempre acessível 

Todo conteúdo produzido a partir de então deve estar relacionado sempre ao planejamento estratégico, assim como as metas e objetivos estabelecidos.

Dentro da equipe responsável pelo marketing é preciso que todos estejam comprometidos na distribuição do marketing de conteúdo. 

Por isso as ferramentas digitais são pontuais e necessárias para a distribuição e garantir que se alcance o público de maneira correta. 

A metodologia adotada pode ser personalizada de acordo com as características da empresa, a sazonalidade dos produtos e serviços oferecidos. 

De qualquer forma, o ideal se observa ao longo do tempo, o que pode render resultados significativos e, importante, lucrativos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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