Aproveite estas 5 dicas para aumentar as suas chances de arranjar um emprego adotando atitudes positivas para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

Como superar desafios e arranjar um emprego

Você vem tentando arranjar um emprego há um certo tempo ou está prestes a concluir os estudos e se preocupa com o seu futuro profissional? O mercado de trabalho parece estar travado para quem é inexperiente ou está enfrentando o fantasma do desemprego? Alguns ajustes de mentalidade e atitude podem ajudar você a superar esses desafios.

Confira 5 coisas que você pode fazer para aumentar as suas chances de arranjar um emprego:

1. Faça uma autoavaliação e reconheça o seu valor

É importante ter uma visão clara sobre suas habilidades e competências e entender como elas agregam valor à sua vida profissional. Por exemplo, o fato de estar “se virando” com a prestação de serviços enquanto busca um emprego com contratação pela CLT demonstra que uma pessoa tem mentalidade empreendedora, flexibilidade e resiliência — que estão entre as habilidades mais requisitadas atualmente.

O mercado de trabalho ainda reflete os impactos da pandemia, mas também há mudanças positivas nesse cenário, com o surgimento de novos modelos de negócio, a consolidação do trabalho remoto e o ambiente inovador das startups. Então, tente enxergar seu potencial de um modo mais generoso e amplie sua busca pensando em diferentes possibilidades dentro de sua área de atuação.

2. Marque presença junto à sua rede de contatos profissionais

O networking ajuda a estreitar o caminho entre você e um bom emprego. Não há problema algum em avisar para a sua rede de contatos que você está à procura de uma oportunidade de trabalho. Faça isso com educação e honestidade, enviando uma mensagem curta e personalizada — afinal, textos genéricos ou enviados a muitas pessoas não são capazes de transmitir a credibilidade necessária nesse momento.

De preferência, termine com uma pergunta ou afirmação que estimule a pessoa a lhe enviar uma resposta. Um simples “você acha que pode ajudar?” já pode levar muita gente a parar o para pensar no que pode fazer por você e, talvez, lhe indicar um contato em uma empresa ou recomendar você a algum conhecido.

Para levar essa atitude a um outro patamar, procure manter a sua visibilidade no mundo virtual. Você não precisa mencionar a dificuldade em arranjar emprego nas redes sociais, mas é interessante manter seus perfis atualizados e alimentar seu LinkedIn com textos e notícias sobre a sua área de atuação — além de interagir com outros profissionais para aumentar a sua rede.

3. Invista em capacitação e reciclagem profissional

Mesmo sem estar recebendo salário, você pode investir parte do seu tempo para aumentar ou atualizar os seus conhecimentos em sua área. Você pode se dedicar à leitura de artigos com conteúdo relevante sobre os mais diversos temas e até fazer cursos online grátis, além de ser possível conseguir bolsas de estudos para formação técnica ou capacitação profissional.

As principais entidades filantrópicas e os institutos de apoio à indústria e comércio costumam promover ciclos de palestras e workshops gratuitos em suas sedes para pessoas interessadas. Essas instituições também oferecem cursos na modalidade de ensino a distância (EAD). Tudo o que você precisa fazer é pesquisar, se inscrever e participar!

4. Aprimore seus recursos para arranjar um emprego

Se você está enviando muitos currículos e tem recebido pouquíssimas respostas, vale a pena dar uma repaginada nesse material.  Você pode estruturar melhor as informações sobre o seu perfil profissional usando um gerador de CV online que ofereça bons modelos de currículo e cartas de apresentação, com dicas de como preencher cada campo do documento corretamente.

Mesmo que não seja exigida no anúncio de emprego, enviar uma carta de apresentação junto com o currículo é um ótimo recurso para causar uma boa impressão e se destacar da concorrência. Afinal, ali você tem uma ótima chance de personalizar a sua candidatura incluindo o nome do cargo exatamente como anunciado na descrição da oportunidade de emprego e o nome da empresa para a qual estiver se candidatando.

Para turbinar ainda mais as suas chances, procure sempre fazer versões de seu currículo para cada oportunidade de emprego e aproveite para incluir Keywords (palavras-chave relevantes para o cargo oferecido) em todas as formas de comunicação com contratantes em potencial.

5.  Fortaleça sua inteligência emocional

Equipes de RH e recrutamento profissional entendem que pessoas com inteligência emocional podem responder melhor frente às dificuldades e mudanças, conseguindo se concentrar nas exigências do trabalho e gerenciar melhor as próprias emoções. No contexto atual, isso inclui se adaptar à digitalização e manter uma boa interação com colegas, líderes e clientes. Para reforçar essa capacidade, vale a pena ampliar sua visão sobre os conceitos de diversidade, inclusão e pertencimento, que vem ganhando cada vez mais destaque no meio profissional.

Além de ser uma das habilidades sociais (ou soft-skills) mais valorizadas no mercado de trabalho, a inteligência emocional ajuda você a ter firmeza e paciência para enfrentar os desafios de arranjar um emprego na atual situação econômica.

Share your love