Como introduzir as redes sociais no seu negócio

As redes sociais são muito difundidas no mundo de hoje. Entre os usuários estão aqueles que buscam informação e acompanham as novidades das marcas que admiram. Por isso, usar redes sociais no seu negócio é de extrema importância para se posicionar e alcançar esses usuários.

Assim, as empresas que desejam se comunicar e se conectar com seus espectadores precisam ingressar em grandes plataformas como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn.  

Cada rede tem suas especificidades, público-alvo, formatos, idiomas e oferece uma variedade de opções de comportamento da marca.

Prossiga a leitura para entender como trabalhar o marketing digital nas redes sociais e os benefícios dele.

Como divulgar nas redes sociais?

O primeiro passo que os empreendedores precisam entender é que é essencial criar e manter um perfil profissional nas redes sociais.

Isso não impede que você mantenha seu perfil pessoal, mas deve haver uma separação clara entre esses dois perfis.

A primeira vantagem de usar um perfil profissional é a credibilidade e o profissionalismo que esse comportamento traz ao negócio, seja de serviços como o despachante Florianopolis ou de varejo, como comerciante de utensílios domésticos.

Para isso, é importante agregar informações sobre os produtos e serviços oferecidos, curiosidades da rotina e até os bastidores do negócio, fazendo com que os potenciais clientes se sintam incluídos, sendo parte do negócio.

Ou seja, este perfil especial se concentra em suas realizações e projetos.

Após realizar os primeiros passos, algumas estratégias precisam ser aplicadas para melhorar o desempenho das redes sociais.

Além disso, a rede caracteriza-se pelo dinamismo e taxa de atualização, tornando essencial a manutenção contínua e a medição dos resultados.

Abaixo, estão algumas estratégias que podem ser aplicadas para melhorar o desempenho da empresa nas mídias sociais.

Compartilhe conteúdo qualificado

Bom conteúdo agrega valor à sua marca e melhora seu desempenho nas redes sociais.

Em uma rede visualmente atraente como o Instagram, postar fotos e imagens chamativas faz toda a diferença, e isso vai desde as sacolas personalizadas para loja usada para enviar os produtos até os materiais vendidos em sim, bem como designs para conteúdos informativos.

No entanto, você pode melhorar os resultados, por exemplo, adicionando texto às imagens que levam ao seu blog.

Portanto, não despreze a criatividade e crie conteúdo que realmente mude a vida das pessoas.

Dicas e sugestões práticas que fazem parte da sua vida profissional e do dia a dia de potenciais clientes são bem-vindas e darão mais autoridade à marca em seu segmento. 

Por exemplo, no segmento de construção é possível abordar a segurança nas obras e nos estabelecimentos, trazendo equipamentos cruciais para os espaços, como chuveiro de emergência, alarmes e portas corta fogo. 

Do mesmo modo, é possível evidenciar a importância de ter vistorias regulares para que um comércio possa funcionar, como é o caso do AVCB.

Esse tipo de postagem pode fazer com que o usuário se sinta como se estivesse recebendo conselhos pessoais sobre um determinado assunto.

Se suas dicas forem boas, com certeza recomendarão a marca para seu círculo de contatos. 

Defina a rede social mais adequada

Há várias redes sociais e sua marca não tem de estar presente em todas elas. Gerenciar vários perfis simultaneamente requer tempo e recursos.

Muitas vezes, também é ineficaz porque o espectador pode não estar participando de uma determinada rede social. Ou seja, é preciso estar naquelas que realmente o seu público também está.

Como resultado, ao não direcionar os conteúdos e a presença online, você pode não obter bons resultados em nenhuma rede. Portanto, você precisa analisar as melhores redes sociais de acordo com:

  • Perfil de público;
  • Metas de marketing;
  • Capacidade da equipe;
  • Formatos disponíveis.

Fazer essa escolha é vital para posicionar a loja de peças para máquina de lavar na rede mais vantajosa, por exemplo.

Interaja com os seguidores

Muitas marcas e empreendedores não sabem exatamente porque seu perfil profissional não atingiu seu público-alvo e gerou engajamento.

Na maioria das vezes, esses problemas são causados ​​pela falta de interação com os seguidores nas redes sociais.

A lógica que funciona nesses ambientes é a de visibilidade, portanto, curtidas, comentários e compartilhamentos precisam ser avaliados.

Assim, dar atenção aos feedbacks, críticas, elogios e avaliações de quem te segue é de extrema importância.

Crie um calendário de postagens

O planejamento de posts ajuda você a organizar e controlar suas atividades de mídia social.

Ele fornece visualizações de agendamento, atividades de criação, agendamento de postagem, relatórios e muito mais para sua publicação durante o período estipulado (seja semanal, mensal ou trimestral). 

Isso permite que as marcas de EPS isopor definam e mantenham a frequência com que postam nas redes sociais.

Tal característica é essencial para que o algoritmo reconheça que o perfil está ativo e continue exibindo a postagem para o usuário. 

Concilie estratégias pagas e orgânicas

A maioria das redes sociais começou com apenas posts orgânicos. Criar conteúdo interessante era o suficiente para atingir a maioria dos seguidores. 

No entanto, as plataformas começaram a crescer em usuários, ocorrendo mudanças. A partir daí, começaram a priorizar as postagens mais relevantes para cada pessoa no feed.

Com diversas atualizações para manter o público nas plataformas, posts de marcas perderam alcance porque posts de amigos e familiares são muito mais relevantes nesse contexto. 

Então, se você deseja aumentar seu alcance orgânico, precisa investir em publicidade.

Levando isso em consideração, se você quer ter sucesso nas redes sociais de hoje, precisa combinar estratégias orgânicas e pagas.

As postagens orgânicas são postagens diárias regulares no perfil, informando e mantendo o envolvimento com os usuários mais próximos.

As postagens pagas são pontuais e devem considerar segmentação de uma faixa de público específico para atingir o objetivo específico.

A combinação desses dois tipos de estratégias é importante porque uma apoia a outra, criando relevância e alcance em curto e longo prazo, conforme as necessidades.

Assim, para se ter uma ideia, as postagens orgânicas adicionam consistência à marca de artefatos de cimento e mantêm o engajamento, enquanto os anúncios fornecem resultados rápidos e atraem novos públicos para esse negócio.

Quais são os benefícios de fazer marketing digital nas redes sociais?

Estar em uma rede social é quase sinônimo de estar na internet. 

Facebook, Instagram, Twitter e Youtube são parte integral do dia a dia de milhares de pessoas.

Não é à toa que as empresas estão começando a ver esses espaços como locais de grande potencial para o marketing digital.

A seguir, apresentaremos alguns benefícios que elas podem trazer para a sua estratégia de marketing online.

Alcance maior

O alcance das redes sociais é um dos maiores benefícios intrínsecos ao marketing digital. Afinal, como dissemos acima, milhares de pessoas as acessam diariamente. 

Portanto, ao marcar presença em algumas delas, as mais qualificadas, mais usuários com potencial de conversão têm probabilidade de descobrir e se interessar por sua marca, seja ela da construção civil para a realização de solo grampeado ou mesmo uma loja de artigos criativos.

Assim, investir em campanhas de mídia social é muito importante para aumentar a conscientização de marca.

Por isso, interagir com o público em geral, divulgar informações e promoções, além de compartilhar conteúdos são as principais atividades do plano de comunicação de uma empresa. 

Dedicar-se a essa área aumentará absurdamente o alcance de sua campanha, basta pensar e criar seu plano de marketing corretamente.

Proximidade com o público

Analisar a relação entre consumidores e marcas revela que a intimidade entre as duas partes cresceu exponencialmente desde o advento da internet.

Isso ocorre porque, no último século, as ferramentas disponíveis para os consumidores se envolverem com marcas eram muito limitadas.

Além disso, há mudanças de comportamento e pensamento entre as empresas que passaram a enxergar os clientes como parte integrante de suas decisões, visto a importância desse relacionamento para o sucesso do negócio.

A presença nas mídias sociais desperta o interesse do grande público, que reconhece sua empresa como uma organização que aceita novas ideias e sabe reconhecer erros.

Esse é um dos principais benefícios das mídias sociais nas estratégias de marketing digital.

Construir o valor da marca

Transformar clientes em potencial em clientes reais nem sempre é tão fácil quanto fazer com que eles encontrem sua marca. 

Afinal, também é preciso ganhar a confiança deles, primeiro demonstrando o valor da marca gratuitamente.

Seja por meio de blogs, guias gratuitos ou outros recursos de educação ou entretenimento do consumidor, é imperativo construir capital com clientes em potencial.

A rede social simplifica o processo compartilhando consistentemente conteúdo gratuito e valioso em todos os perfis, ganhando confiança ao longo do tempo.

Gerenciamento de crise

Problemas de relações públicas podem ocorrer a qualquer momento. Sejam tweets inapropriados, comerciais de TV controversos ou falhas no atendimento ao cliente, é necessário ter um plano para lidar com crises.

A mídia social é onde as pessoas procuram informações pela primeira vez quando sua empresa comete um grande erro.

Assim, você pode usar o Facebook ou o Twitter para fazer declarações oficiais e responder a perguntas e preocupações.

Aumento de vendas

A mídia social provou ser uma ferramenta muito eficaz para as equipes de vendas. Empresas B2B podem usar redes como o LinkedIn para entrar em contato diretamente com os tomadores de decisão e iniciar conversas.

Já empresas B2C podem usar o Twitter para responder perguntas de pessoas que estão tentando fazer uma compra.

Essas plataformas são cada vez mais importantes nos processos de atendimento e vendas, visto a facilidade que os consumidores tem de acessar a marca.

Por isso, considere que agora esses usuários estão recorrendo às mídias sociais quando precisam de uma resposta mais rápida.

Conclusão

Rede social já não é mais sinônimo de comunicação entre pessoas, apenas. Elas se desenvolveram e agora apresentam vários recursos muito pertinentes para a venda de produtos e serviços diversos, como junta de vedação.

Os benefícios são vastos e as possibilidades também. Então, não deixe de investir nesse meio de comunicação de forma adequada para potencializar seu negócio.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.