Otimizar tempo é algo que muitas pessoas e empresas procuram fazer no dia a dia, afinal, temos muitas tarefas e obrigações a cumprir. 

Todo o tempo que desperdiçamos não pode ser recuperado, por essa razão, precisa ser bem aproveitado.

Pensando por esse lado, estamos falando de um recurso valioso que se não soubermos utilizar pode se transformar em motivo de arrependimento.

Pela manhã, temos um dia cheio de responsabilidades, mas também de possibilidades e escolhas, está em nossas mãos saber aproveitá-las ao máximo e assim gerenciar melhor o próprio tempo.

É perfeitamente possível utilizar cada minuto com sabedoria, o que nos leva à realização pessoal e profissional. 

Todavia, apesar disso, poucas pessoas realmente sabem como aproveitar bem o próprio tempo.

Além do trabalho, é comum termos outras responsabilidades inadiáveis, como o cuidado com os filhos, com a casa, com os estudos e ainda é importante sobrar tempo para se dedicar àquilo que gostamos, como nossos hobbies e atividades físicas.

Se você está diante de um dilema e não sabe como aproveitar bem seu próprio tempo, liste artigo. Vamos explicar a importância de otimizar o tempo durante o trabalho e dar algumas dicas para fazer isso.

Por que é importante gerenciar bem o tempo?

Não é raro se sentir frustrado por não ter tempo o suficiente para se dedicar a tudo aquilo que gostaríamos.

Entretanto, isso pode ser motivo de arrependimento, visto que ao olharmos para trás, percebemos que muito tempo foi perdido.

Esse sentimento de que poderíamos ter feito mais e melhor pode ser evitado se você souber aproveitar bem o seu dia a dia. 

Tanto um profissional de serviços gráficos quanto qualquer outro pode fazer uma boa administração do próprio tempo no trabalho.

É uma forma de trazer mais satisfação no dia a dia, ser mais produtivo e ter bons resultados em suas tarefas diárias. Além disso, garante que você tenha tempo o suficiente para cuidar de si próprio.

Para entender melhor a importância de otimizar o seu tempo durante o trabalho, vamos falar sobre algumas vantagens desse esforço. E dentre as principais estão:

  • Redução do estresse;
  • Mais tempo para a família;
  • Aumento da produtividade;
  • Mais horas de descanso;
  • Melhora da qualidade de vida.

Quando você administra bem o próprio tempo, reduz consideravelmente as chances de ter que lidar com momentos estressantes, como pendências acumuladas e prazos ultrapassados.

Também é uma forma de poder se dedicar mais a sua família, algo muito importante para o convívio entre todos. 

Por essa razão, também fica mais fácil participar da vida escolar dos seus filhos de várias maneiras.

Se você souber planejar a sua rotina, terá mais foco no que precisa fazer, o que aumenta consideravelmente sua produtividade.

Se você lida, por exemplo, com embalagens personalizadas, além de fazer muito bem o seu trabalho, suas horas de descanso serão bem aproveitadas.

Algumas pessoas se sentem culpadas aos finais de semana porque alguns afazeres ficaram para trás, mas se você souber administrar o próprio tempo, não vai precisar trabalhar, quando na verdade deveria estar descansando.

Com isso, a qualidade de vida aumenta consideravelmente, já que você alcança o equilíbrio entre as horas de trabalho e as horas de lazer.

Mas, para ter acesso a todas essas vantagens, é fundamental saber administrar o próprio tempo. Vamos ver isso com mais detalhes.

Como otimizar o tempo de trabalho?

Não é raro ver pessoas dizendo que gostariam de ter mais de 24 horas por dia para fazer tudo o que precisam. Mas, a verdade é que ninguém precisa de um dia tão comprido, basta saber se organizar.

Isso envolve uma boa gestão do tempo, e se você conversar com profissionais bem-sucedidos de diferentes áreas, como os de automação de residências, as principais dicas são:

1.    Planejar as tarefas

O planejamento das tarefas é a melhor forma de compreender o que precisa ser modificado, melhorado ou excluído do dia a dia.

Em vista disso, procure listar tudo o que você pretende executar um dia antes, outra dica é planejar a semana toda no domingo.

Também é possível agrupar as ações de um mesmo trabalho para que você consiga organizar melhor o projeto.

Atualmente, podemos contar com várias ferramentas que ajudam a aumentar a produtividade, mas, se preferir, também pode usar um caderno de anotações.

Quando escrevemos, conseguimos memorizar melhor o que precisa ser feito e ainda estimulamos o cérebro. E se quiser otimizar ainda mais o tempo, pode usar um quadro de tarefas, como os profissionais de enfermagem domiciliar.

2.    Separar as demandas por prioridade

Procure priorizar e categorizar as demandas que considera mais urgentes, assim, você saberá o que precisa desempenhar com mais rapidez.

Para melhorar o seu dia, a principal dica é começar por aquilo que é mais complexo. Quanto às tarefas mais simples e que não têm tanta importância, podem ser realizadas na parte da tarde.

Se você não tiver tempo para fazer o que não é prioridade, pode fazer aos poucos no dia seguinte, portanto, não vai precisar alongar o seu dia ou fazer horas extras.

Depois do trabalho, não faça nada relacionado a ele, pelo contrário, procure fazer algo que gosta e que seja importante para você, como um curso, uma atividade física, ficar com a família, dentre outras possibilidades.

Colaborador de uma fabrica de bolsas, é uma forma de garantir o seu próprio bem-estar e de cuidar bem da saúde. No dia seguinte, você vai conseguir retornar às atividades do trabalho se sentindo mais disposto.

3.    Fazer pausas durante o expediente

É um erro acreditar que quanto mais você trabalha, mais produtivo será, visto que não podemos produzir em 100% do tempo. Por essa razão, é muito importante fazer pausas durante o horário de trabalho.

Uma das estratégias mais recomendadas é conhecida como pomodoro, em que você trabalha 25 minutos sem interrupções, e depois faz uma pausa de 5 minutos. Depois de fazer isso 4 vezes, pode fazer uma pausa de 30 minutos.

Trata-se de uma técnica de estudo muito antiga, mas que funciona muito bem, pois o horário de trabalho também pode ser dividido em blocos. Isso melhora nossa agilidade e o foco.

4.    Definir metas diárias

Tanto para um profissional de cenografia para eventos quanto qualquer outro, é necessário ter muito cuidado para definir as metas diárias.

Precisamos anotar todos os deveres que devem ser realizados no dia a dia, como os compromissos mais importantes e qualquer assunto que deve ser tratado com os colegas de trabalho.

Suas anotações precisam estar acessíveis, como em uma agenda, no computador ou qualquer outra ferramenta que agilize as consultas. 

Lembre-se de que você precisa visualizar tudo a qualquer momento, para não perder nenhum detalhe.

5.    Contar com a tecnologia

Hoje em dia, existem muitas ferramentas que podem te ajudar a otimizar sua rotina e o seu tempo, substituindo as tarefas manuais.

Por exemplo, os profissionais de marketing podem contar com ferramentas de automação, assim como um empreendedor pode usar um sistema de nota fiscal eletrônica.

Existem softwares que podem ser usados em venda de imóveis e para muitas outras profissões e tarefas. 

O objetivo é fazer com que você perca menos tempo com atividades demoradas, mas que podem ser feitas de maneira automática.

6.    Escolher um momento específico para outras tarefas

Ao longo do dia, podem aparecer tarefas inesperadas, e é possível escolher um tempo para realizá-las ao longo do dia. São coisas imprevisíveis, mas que aparecem de repente e precisam ser feitas.

Dentro de uma empresa, por exemplo, elas podem ser reclamações de clientes, situações que apresentam algum risco, dentre outras.

Se você sabe que precisa realizá-las, procure apenas separar um momento apropriado do seu dia para se dedicar exclusivamente aos imprevistos, a não ser que seja um caso de extrema urgência.

7.    Faça uma coisa de cada vez

Anote tudo o que precisa fazer em um bloco de notas personalizado, e entenda que tudo deve ser feito com calma e aos poucos.

Muitas pessoas acreditam que fazer várias coisas ao mesmo tempo é vantajoso e aumenta a sua produtividade, entretanto, o que acontece é que nossas obrigações perdem em qualidade, visto que o cérebro não consegue assimilar tudo ao mesmo tempo.

De acordo com uma pesquisa realizada, pessoas multitarefas são 40% menos produtivas do que as demais.

Assim sendo, não tente fazer várias coisas juntas porque, além de te atrapalhar, prejudica a qualidade do que você faz e, consequentemente, sua imagem como profissional.

Conclusão

Portanto, mesmo que você tenha mil coisas para fazer durante o dia, é perfeitamente possível fazer tudo, desde que você saiba aproveitar o próprio tempo durante o horário de trabalho.

Neste artigo, você conferiu algumas maneiras de otimizar o seu tempo para fazer tudo que precisa, sem estresse e sem prejudicar a qualidade de vida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Categorias: Blog